A Biblioteca de Catalunya está com uma exposição muito interessante que trata da Ilustração Gráfica em Livros e Revistas, repassando de forma clara e objetiva a evolução da ilustração no livro, nas publicações periódicas ou em folhas soltas através de uma seleção de materiais, conservados na Biblioteca.

Miquel i Planas, R. (Ramon), 1874-1950. El Purgatorio del bibliófilo. Madrid: Librería de los Bibliófilos Españoles, 1927.
(Desenhos originais em nanquim)

Estão expostos tantos os produtos impressos como os materiais que possibilitaram a sua produção, dessa maneira se podem ver matrizes de madeira e de metal que ilustravam impressos, algum exemplo de pedra litográfica e sua impressão, bem como desenhos e originais manuscritos que serviram para fazer gravuras ou mais tarde fotogravuras.

Asno e leão, matriz xilográfica e detalhe do livro das fábulas de Isopo (Barcelona: Sansó Arbús, 1576)

Os livros medievais circulavam como manuscritos e tinham ilustrações também feitas a mão. Seria somente no século XV, com a invenção da tipografia, um sistema que possibilitou a produção em série de produtos bibliográficos. No entanto, as ilustrações -quando necessárias- eram feitas através de xilogravura uma vez que a tipografia estava restrita aos "tipos", ou seja, as letras e demais símbolos da escrita.

[De el buen sucesso, que el valeroso Don Quixote tuvo en la espantable, y jamás imaginada aventura de los Molinos de Viento...] (Barcelona?: por Juan Jolis..., 1755?), matriz xilográfica e detalhe da obra impressa "Vida e hechos del ingenioso cavallero D. Quixote de la Mancha" de Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616). Barcelona, 1755. vol.1

A utilização da xilografia perduraria por mais de 3 séculos, ficando circunscrita, entretanto, às edições mais populares, porque as mais luxuosas, a partir do final do século XV, eram ilustradas através da gravura em metal (normalmente cobre), técnica também conhecida como calcografia. O gravado calcográfico permitia ilustrações muito refinadas e detalhistas, porém eram muito mais caras e requeriam uma ateliê de impressão específico, diferente do tipográfico, o que encarecia ainda mais os produtos.

Rigalt, Lluís. Monasterio de Pedralbes. Interior de la quinta del Marqués de Alfarrás [ca. 1842].
Matriz calcográfica de cobre e detalhe de uma página impressa. 
A partir do início do século XIX, duas inovações foram decisivas para o mundo da ilustração: o aperfeiçoamento da xilografia e a invenção da litrografia, na qual a imagem era reproduzida a partir de tinta oleosa sobre pedra calcária (no futuro também se empregaría a prancha de zinco). Estas duas inovações revolucionárias enriqueceram muito os sistemas de multiplicação da imagem, influenciando enormemente a difusão do conhecimento de forma massiva.

Litografia de Barcelona amuralhada da primera metade do século XIX.
(Servei de Catalogació i Conservació de Monuments, Diputació de Barcelona.)
No final do século XIX, se cria um sistema para a reprodução de imagens a partir da técnica fotográfica, conhecido como fotogravado, que conseguiria reproduzir imagens, desenhos ou fotografias, com grande fidelidade e que traria cor às publicações, permitindo a criação de edições de arte e de livros infantis coloridos.
Lâmina pintada a óleo (esquerda) por Pau Roig (1879-1955) para a publicação (direita) "La Femme et le patin" (Paris: H. Piazza & Cie., 1903) de Louÿs Pierre (1870-1925).




Facebook Comments